Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2020

Ibiara é selecionada e recebe equipe técnica da UFCG para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

O município de Ibiara está entre os 50 municípios comtemplados pela FUNASA a receber apoio técnico da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. A visita da equipe que irá trabalhar no projeto visitou a cidade na quarta-feira (12).

De suma importância, o município será avaliado tecnicamente e, após um minucioso estudo, terá seu plano elaborado. O processo terá ampla participação social, desde a formação de uma Comissão de Coordenação, formada com integrantes do poder público e da sociedade civil, visando a elaboração de um PMSB que atenda às reais necessidades da população.

O PMSB, em breve, será uma exigência do Governo Federal para o recebimento de repasses Federais direcionados ao saneamento básico, além disso, as verbas destinadas a este propósito deverão ser aplicadas de acordo com o plano que ao final, será submetido à apreciação do Legislativo Municipal e, sendo aprovado, passará a ser uma política pública, a qual não poderá ser abandonada pelos futuros gestores.

O prefeito Nenivaldo Barros comemorou: “O nosso município está inserido dentro de uma realidade cruel, na qual mais de 60% dos municípios do país não possuem saneamento básico, isso é lamentável, pois tais fatores elevam os índices de doenças, sobrecarregando a saúde, refletindo na educação, pois os alunos passam a faltar às aulas por serem acometidos com doenças oriundas da falta de saneamento básico. Com a inclusão neste projeto, deixamos um marco na história do município, que passa avançar rumo ao desenvolvimento social, reduzindo a desigualdade no fornecimento de serviços essenciais que vão desde o abastecimento de água, tratamento adequado do lixo, coleta de águas pluviais até o esgotamento sanitário.”
A população ibiarense inaugura um caminho, longo, mas que, sem dúvidas, mudará a sua história.

A equipe técnica multiprofissional da UFCG saiu entusiasmada, definiu áreas de trabalho, traçou um cronograma e elogiou o município.