Projeto Avança Rural contempla 20 famílias em Ibiara

A Prefeitura de Ibiara realizou na manhã desta quinta-feira (12) uma reunião com os agricultores do município para apresentação do Projeto Avança Rural.

O objetivo é garantir aos produtores rurais o trabalho de assistência para o desenvolvimento do plantio de hortaliças.  De acordo com o prefeito do município, Nenivaldo Barros, o projeto visa também conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável. “Ao mesmo tempo que o município disponibiliza esse apoio de assistência na produção, cresce naturalmente, o acesso de alimentos saudáveis para o consumo das famílias”, destacou.

A reunião teve a presença de agricultores das comunidades rurais de Cosma, Cajazeiras, Piranhas, Zé Bento, Caracol, Sipaúba, Fartura, Santa Maria, Lagoa Seca, Várzea Redonda e Intans.

O Projeto Avança Rural vai contemplar nesta primeira etapa de execução o total de 20 famílias. Cada família beneficiada vai receber um kit para o desenvolvimento da atividade de horticultura.

Como acontece?

O projeto é dividido em seis procedimentos: Diagnóstico Rural Participativo; Visitas técnicas; Oficinas de formação; Implantação das hortas. O trabalho de assistência técnica acontecerá por uma equipe profissional com visita no local a cada quinze dias.

Cultivos: coentro, cebolinha, alface, couve, cenoura e beterraba.

A infraestrutura para o desenvolvimento da atividade inclui a construção de seis canteiros, sendo cada um com dimensões de um metro de largura por cinco de comprimento e altura de 20 centímetros. Os espaços entre as estruturas vão ser de 50 centímetros – somando uma área de 40,5m².